História
Quando os trabalhadores que construíram a Estrada de Ferro de Bragança atingiram o local onde pretendiam implantar uma estação para a ferrovia, existia naquele local uma frondosa castanheira, razão pela qual deu-se à localidade, o nome de Castanhal, de origem portuguesa.Dentro da política governamental de colonizar a zona bragantina, os campos de Castanhal foram divididos em lotes agrícolas e entregues aos imigrantes cearenses para cultivo. Mediam esses lotes 110 m de frente por 440 m de fundos, e se localizavam na proximidades da estação ferroviária, formando a povoação de Castanhal. Em 1902, o Governo do Estado, mandou dividir o distrito de Castanhal em núcleos coloniais, e, no ano seguinte, conseguiu conforme acordo firmado com o governo espanhol, a vinda de famílias de imigrantes, a fim de desenvolver a agricultura.
Outra versão, atribuem-se aos índios da tribo Tupinambá as origens históricas antigas de Castanhal. O povoamento regular começou a partir do caldeamento racial entre brancos, pardos e cabras. Com a chegada da Estrada de Ferro de Bragança começa o período moderno de desenvolvimento, com os colonizadores cearenses, especializados no cultivo da terra, contratados pelo Governo Provincial.
Formou-se a Vila de Castanhal, criada oficialmente em 15 de agosto de 1899. Em 28 de janeiro de 1932 foi criando o Município de Castanhal por meio do Decreto-Lei No 600, assinado pelo interventor federal do Pará Magalhães Barata. Depois, com a abertura de rodovias, especialmente a Belém-Brasilia, iniciou a última fase de colonização com elementos populacionais de outras localidades do Nordeste, do Centro-Oeste e do Sul-Sudente. O nome Castanhal deriva do Igarapé Castanhal que, em suas margens, possuia muitas castanheiras (Bertolethia Excelsa). A divergência a esta tradição situa-se na categoria do mito e do equívoco.
Turismo
O Monumento Cristo Redentor é um dos mais belos pontos turisticos da cidade de Castanhal, localizado na avenida Major Wilson, bairro do Cristo. É muito visitada a avenida Barão do Rio Branco, a principal avenida da cidade, por possuir inúmeras lojas. Quem vai para Castanhal nunca deixa de ir na Praça do Estrela, entre outras. A vila do Apeú, Camping Ibirapuera e a Igreja da Matriz são também muito visitados. Sem falar das praias belíssimas do Pará, duas localizam-se na estrada de Castanhal-Curuçá, região litorânea próximo à Castanhal, que são Marudá e Crispim.
0 comentários:
Postar um comentário